Menu do RAME SEISHIN JUTSU

RAME SEISHIN JUTSU

R A M E


            O R.A.M.E. tem origem em uma HU-JUTSU treinada pela família Nagashima. As formas secretas de treinamento das famílias eram chamadas, de modo geral, de Hu-jutsu e algumas recebiam nomes que identificavam a origem do estilo, a família Nagashima, chamava a sua arte de HI-SEI SHIN JUTSU - Espírito Secreto da Arte ". Quando foi modernizada no Brasil, o estilo passou a ter um nome próprio RAME - Redenção das Artes Marciais e do Espírito; porém, em homenagem a família do Mestre Nagashima, foi acrescentado o nome do estilo original, sendo então, criado e definido um novo estilo de luta esportiva e de competição, que valoriza principalmente o respeito a tradição, aos seus mestres, a fidelidade, a família e a Deus.


Os Nagashima

             Na década de 20, em Tawara, estado de Kanaken, Japão, um grande Samurai de nome YONOSKE NAGASHIMA, mestre de AIKI JUTSU KARATE e KENDO, desenvolveu um estilo de luta, que passaria a ser praticado pela sua família. As formas secretas, de treinamento das famílias japonesas, eram chamadas, de modo geral, de HU JUTSU e algumas recebiam nomes que identificavam a origem do estilo, a família Nagashima, chamava a sua arte de HI-SEI SHIN JUTSU - " Espírito Secreto da Arte " e, como era tradição (RYU), no Japão da época, passou seus conhecimentos para seu filho TAMESHI NAGASHIMA e, posteriormente, para seu neto YOSHIMASA NAGASHIMA. De família tradicional japonesa, Yonoske Nagashima, pertencia à marinha e era integrante da DAI NIPPON BUTOKUKAI em sua época mais rica, convivendo com os Grandes Mestres das Artes Marciais. Essa convivência com Mestres de diversas artes e estilos enriqueceu a todos os praticantes e alunos, que pertenciam a DAI NIPPON BUTOKUKAI, mesmo quando estudavam e se formavam em uma arte específica.


O Rame


             Tem sua origem no HI-SEI SHIN JUTSU, e este, apresentavam técnicas, provavelmente derivadas do AIKI JUTSU KARATE, KENDO e outras RYU (tradições), que lhe dava grande eficiência.

             Era um estilo antigo e guerreiro e com certeza, importante para a cultura japonesa. Quando foi modernizada no Brasil, o estilo passou a ter um nome próprio, RAME, porém, em homenagem a família do Mestre Nagashima, foi acrescentada o nome do estilo original, sendo então, criado e definido um novo ESTILO DE LUTA ESPORTIVA E DE COMPETIÇÃO, o RAME SEI-SHIN JUTSU.

             Essa arte, como a maioria das Artes Marciais tradicionais, não visa a destruição, e sim, o estímulo ao autoconhecimento, ao espírito de luta na vida e pela vida, por isso, é que o RAME valoriza, principalmente, o respeito a tradição, aos seus mestres, a fidelidade, a família e a Deus.

             O fundador do RAME, MESTRE JOSÉ HIGINO, diplomado em AIKI JUTSU, JU-JUTSU, JUDO,AIKI JUTSU KARATÊ e LUTA LIVRE AMERICANA e GREGA ROMANA, iniciou seu treinamento com Nagashima em 1962 e, em 1969, iniciou com seu Mestre, o estudo e organização do RAME SEI-SHIN JUTSU que, em 13 de maio de 1975, foi oficializado com o lançamento de toda a sua estrutura técnica e pedagógica como Desporto. Além de Mestre Nagashima, a organização dessa estrutura, teve orientações dos Mestres da DAY NIPPON BUTOKUKAI.

             A partir de 1969 iniciou-se a modernização dos KATAS originais e foi criada a base do estilo do RAME, o JIU KUMITE NO KATA.

             O RAME foi inaugurado em 1975, no ano em que MESTRE TERASAKI veio a falecer. Mesmo após a sua perda e a de MESTRE NAGASHIMA, falecido em 1º de março de 1990, o RAME, embora tivesse e tenha um caráter competitivo, não deixou de dar ênfase a parte pedagógica e nem de treinar e até modernizar os conhecimentos, que as outras artes, deixaram se perder através dos tempos, procurando manter vivos, como seu MESTRE NAGASHIMA desejava, os conhecimentos antigos, alguns milenares e eficientes, aplicados na arte de sua família e, sempre, buscando preservar o verdadeiro espírito dos Samurais do HI SEI-SHIN JUTSU.

             "O RAME, na sua forma de lutar, pode ser definido como uma luta solta, baseada na esquiva, defesa e ataque com golpes diretos de mão e pé, partindo para o combate corpo a corpo em condições ideais, para finalização da luta, em uma harmonia de movimentação e encadeamento eficaz."


Símbolos originais do Rame Seishin Jutsu


Rame 2000


             Mestres e Professores do Estilo em atividade no ano da construção da Sede da Confederação Brasileira e da Federação do RAME Seishin Jutsu Estado do Rio de Janeiro - Brasil.


HACHI DAN

José Higino Alves Nunes

 

HACHI DAN

Elso Jorge do Nascimento

 

ROKU DAN

Francisco Soares dos Anjos Filho

 

GO DAN

Hercole Antonio de Lima

 

YON DAN

Samuel Rocha de Araujo

 

YON DAN

Klemilson Jorge do Nascimento

 

YON DAN

Nilson José Bispo de Souza

 

YON DAN

Sebastião Vicente da Silva

 

SAN DAN

Kleber Jorge do Nascimento

 

SAN DAN

Edmundo José Portella

 

SAN DAN

Waldemar Ignácio Martins de Oliveira

 

SAN DAN

Pedro Paulo da Costa

 

SAN DAN

Luiz Eduardo Pinheiro da Costa

 

NI DAN

Horácio de Souza Correa

 

NI DAN

Willian Paulo Maurício

 

NI DAN

Alexandre Vasconcelos Fatudo

 

NI DAN

Marcos Paulo de Oliveira

 

NI DAN

Jader Machado Junior

 

NI DAN

Willian dos Santos Pereira

 

NI DAN

Gilberg Pereira da Silva

 

NI DAN

Rogel Escoffeir Gomes da Silva

 

NI DAN

Gilson Antonio da Silva Junior

 

NI DAN

Edilson Antonio da Silva

 

NI DAN

Luiz Claudio Pinto Santos

 

SHO DAN

Alan Luiz da Silva

 

SHO DAN

Marcelo Vasconcelos Fatudo

 

SHO DAN

João Marcos de Oliveira Vianna

 

SHO DAN

Santiago Vieira Marinho

 

SHO DAN

Raimundo Nonato Miranda de Carvalho

 

SHO DAN

Paulo Cesar Teixeira de Oliveira

 

SHO DAN

Luiz Henrique Silva Teixeira

 

SHO DAN

Antonio Felipe S A Reis do Sena

 

Preta Lisa

Fabricio do Couto de Araujo

 

Preta Lisa

Sandro Soares Barbosa

 

Preta Lisa

Carlos Eduardo de Oliveira

 

Preta Lisa

Wesley Barbosa Chaves

Presidente

Dr.

Carlos Antonio F. do Couto

Depto Jurídico

Srta

Ronsileide Soares dos Anjos

Tesoureira